Construção de um forno para pizza - Chaminé e aquecimento

26 de outubro de 2009

Montado o forno, chega a hora de montar a chaminé e fazer o primeiro aquecimento. Essa etapa ocorreu nos dias 24 e 25/10/2009.

Primeiramente o barro que foi utilizado para modelar o forno foi retirado. Veja nas fotos a seguir o barro sendo retirado.





Após a retirada de todo o barro, as paredes internas do forno foram lavadas com uma mangueira para retirar todo o resíduo de barro que por ventura tivesse ficado grudado nas paredes. A foto a seguir mostra o resultado da lavação interna do forno.



Com as paredes lavadas, começamos a fazer a primeira queima, bem pequena, sem esquentar muito o forno. Fomos aumentando a quantidade do fogo por aproximadamente 6 horas até deixar a parede externa morna. Nunca colocar muito fogo no primeiro aquecimento do forno, pois muitas pessoas já relataram que ele pode rachar.

As fotos a seguir mostram o aquecimento do forno. A primeira foto mostra o fogo durante as duas primeiras horas.



A foto a seguir mostra o fogo durante as horas 3 e 4 de aquecimento.



A foto a seguir mostra o fogo durante as horas 5 e 6 de aquecimento.



Repare que algumas fotos já apresentam a manilha de barro instalada. Ela foi colocada enquanto o forno estava sendo aquecido. A manilha ficou instalada conforme pode ser visto nas fotos a seguir.





Observe que para a instalação da válvula de regulagem da saída de fumaça foi realizado um corte na manilha até a metade do seu diâmetro. Durante o aquecimento a regulagem funcionou relativamente bem, a pesar de alguma fumaça ainda sair pela boca do forno, mesmo com a válvula aberta.

Depois da queima as paredes internas do forno ficaram conforme pode ser visto nas fotos a seguir.





No dia seguinte, coloquei fogo novamente no forno, aumentando a quantidade de lenha até obter um aquecimento da parede externa maior do que o do dia anterior. Quando o aquecimento se elevou a manilha rachou. Acredito que foi devido ao corte que teve de ser realizado para a colocação da válvula de ajuste de saída de fumaça. As fotos a seguir mostram a rachadura na manilha.





Assim, a manilha deverá ser trocada por outra sem corte e a regulação da saída deverá ser realizada de outra maneira.

Como isso ainda será resolvido, fica para a próxima postagem.

0 comentários: