Construção de um forno para pizza - Conserto da chaminé

2 de novembro de 2009

Como escrito em postagem anterior, o aquecimento do forno provocou várias rachadura na manilha de barro utilizada como chaminé. Provavelmente o corte para encaixe da válvula tenha contribuído.

Assim, no final de semana do dia 31/10/2009, foi retirada a manilha e construída uma base com tijolos refratários para a colocação de uma nova manilha (agora sem cortes). Essa base também servirá de válvula por meio da colocação ou não de um tijolo refratário.

A foto abaixo mostra a base sendo construída.



Foram utilizadas 3 metades transversais de tijolos, instaladas formando um "U", conforme foto abaixo.



Após a construção da base foi instalada a manilha. Em seguida foi colocado o tijolo para regulagem e todo o conjunto foi revestido (base e a flange da manilha) com um massa feita com 5 quilos de areia refratária, 3 quilos de barro e 1 quilo de açúcar (para evitar rachaduras). Após o revestimento foi tomado cuidado para que o tijolo de regulagem não ficasse grudado na massa, pois ele deve ficar solto para que a regulagem funcione. A próxima foto mostra o forno sendo aquecido.



Mesmo com o açúcar ocorreram rachaduras. Com o aquecimento do forno a manilha rachou, mas foi uma rachadura transversal (no sentido do comprimento) o que não prejudicou o funcionamento.

O aquecimento do forno provoca também o aquecimento externo, mesmo ele sendo construído com tijolos refratários. Provavelmente uma caixa de alvenaria preenchida co material isolante será construída em volta do forno, facilitando assim, o isolamento térmico.

Para a chaminé, é possível, apoiando na caixa externa, construir duas pequenas vigas para a sustentação de uma chaminé pré-moldada. Essa chaminé é construída com concreto refratário e montada em blocos de 25 cm. Como é muito pesada, a as vigas apoiadas na caixa de alvenaria externa sustentariam a chaminé.

0 comentários: