Construção de um forno para pizza - Montagem

20 de outubro de 2009

Nessa etapa o forno vai adquirir seu formato característico. Essa montagem ocorreu nos dias 17 e 18/10/2009.

Como mostrado na postagem anterior, a base ficou pronta, mas ocorreu que a boca ficou afastada da cúpula. Assim para resolver este problema foram assentadas duas colunas de meio tijolos para deixar a boca mais comprida e melhorar o encaixe na cúpula. O resultado final pode ser visto nas fotos a seguir.

A base do forno tinha ficado assim:



Com a instalação dos novos tijolos a base ficou assim:



Observe que também foi instalada uma nova fiada de tijolos para melhorar a colocação do barro que vai ser o molde do forno. O início da colocação do barro também pode ser visto na foto anterior.

Com a base do forno e da boca prontas, começou a ser colocado o barro para a modelagem. Após a conclusão do forno, esse barro será retirado. A opção por modelar com barro e não com chapas de madeira ou tiras de bambu foi a facilidade e a disponibilidade do barro, além da segurança contra desmoronamento durante a instalação e secagem da massa.



Assim, o barro foi sendo colocado até tomar a forma do forno. A altura interna, que no projeto estava prevista para ser de 40cm, foi alterada para 50cm.



Para acompanhar a altura do molde foi colocado um cabo de vassoura com a marcação de altura no  centro da base.



Com o molde pronto, iniciou-se a colocação dos tijolos. A primeira parte a ser realizada foi a boca do forno. Quando surgia a necessidade de inclinar os tijolos, pequenos pedaços de tijolos foram utilizados como sustentação.



Para o assentamento dos tijolos foi adicionado a massa refratária uma parte de barro de assentamento para melhorar o trabalho. A proporção da massa ficou então em 5 partes de terra refratária, 5 partes de barro e 2 partes de cimento. Veja as fotos a seguir mostrando o assentamento dos tijolos.






No topo do forno foi deixado um buraco para a instalação da chaminé. Veja a foto a seguir.



Observe que foi deixado um buraco no topo. Esse buraco é quadrado com 10 cm de abertura. Para o fechamento do topo foi utilizada massa com pedaços de tijolos, já que as metades de tijolos não puderam ser encaixadas.

Após o assentamento dos tijolos, os espaços vazios entre eles foram completados com massa, conforme pode ser visto na foto a seguir.



O resultado final dessa etapa pode ser visto na foto a seguir.


0 comentários: