Construção de um forno para pizza - Pesquisas

16 de outubro de 2009

Após semanas de pesquisas, não encontrei nenhum projeto completo de um forno que atendesse as minhas necessidades. Estava procurando um forno com diâmetro interno de 80cm para uso caseiro. Como a idéia era construir o próprio forno, os modelos pré moldados estavam descartados. Além disso, algumas pessoas não relataram boas experiências com esses fornos, mas acho que os insucessos foram devidos a montagem inscorretas. Com base em todas as pesquisas decidi fazer meu próprio projeto.

Vou utilizar tijolos refratários e massa também refratária. A ideia básica e essa, mas durante a execução alguns ajustes podem ser realizados.

As fotos do projeto seguem a seguir.

O primeiro desenho mostra o forno como deve ficar no final da construção. É uma vista frontal.  Note que ele vai ser montado sobre uma base de alvenaria. Os detalhes de construção serão comentados com as postagens relacionadas à execução, já que alguns detalhes poderão ser alterados durante ela.



A próxima imagem mostra a base do forno.



A próxima imagem mostra um corte transversal.



A próxima imagem mostra um corte longitudinal.



E a última imagem mostra um corte transversal da boca do forno.



Na verdade a execução já começou. Tanto a base de alvenaria quanto a base do forno já estão prontas. Os comentário sobre elas ficam para uma próxima postagem.

0 comentários: