Festa da faculdade

16 de novembro de 2009

Postagem dedicada a festa da turma da 6° fase de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, que ocorreu em 14/11/2009.

Aquecendo o forno...



Pessoal reunido...



Saindo uma x tudo...



X tudo na mesa...



Morango com chocolate...




Leia mais!

O que fazer com sobras de massa de pizza

15 de novembro de 2009

A massa de pizza pode tranquilamente ficar no congelador de um dia para outro. Fica exatamente igual.

Outra idéia e pegar a sobra de massa, juntar ovos e fermento, e fazer deliciosos pães recheados com as sobras de cobertura.

Seguem os passos:

1 - Adicione na massa que sobrou, para cada quilo do trigo utilizado, 2 ovos e 1 colher de fermento biológico dissolvido em água morna.

2 - Sove bem a massa e deixe descansar por aproximadamente 2 horas.



3 -  Com a massa descansada, abra pequenos pedaços de massa sobre uma mesa.



4 - Estique bem a massa para facilitar a colocação do recheio.



5 - Coloque o recheio deixando um espaço nas bordas da massa para fazer o fechamento.





6 - Coloque os pães em uma forma separados por uma toalha para que eles não grudem.



7 - Com o forno quente e o fogo baixo, coloque toda a lenha no perímetro da cúpula e limpe o centro do forno com um pano úmido. Asse os pães no forno com fogo bem baixo girando eles para não queimar de um lado só. Para decorar pode ser utilizado muçarela sobre os pães antes de levá-los ao forno. O resultado pode ser visto na foto abaixo.





Leia mais!

Massa de pizza

5 de novembro de 2009

Segue receita de massa para pizza que tenho utilizado. Ela rende aproximadamente 6 discos de pizza médios (35 cm). É simples e tem agradado a todos.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo;
25 g de fermento biológico;
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
3 colheres de sopa de azeite de oliva;
Água morna até dar o ponto.

1 - Em um recipiente junte o fermento, o açúcar e um pouco de água morna até obter um caldo grosso e homogeneo. Reserve.




2 - Em uma bacia adicione a farinha de trigo (deixe um pouco no pacote para trabalhar a massa).



3 - Em seguida faça um buraco no meio da farinha, despeje o fermento e tape com farinha.





4 - Adicione o azeite de oliva e o sal. Espere o fermento rachar a farinha de trigo.





5 - Depois do fermento rachar comece a mexer a massa com as mãos e vá adicionando água morna até obter uma massa pegajosa. Em seguida passe a massa para uma mesa e vá sovando a massa por aproximadamente 10 minutos com trigo até que ela fique homogênea e firma.

6 - Em seguida polvilhe um canto da mesa, coloque a massa e faça um corte em cruz. Depois polvilhe por cima da massa trigo. Deixe descansar por aproximadamente 1,5 horas.





Leia mais!

Inauguração do forno

2 de novembro de 2009

Testes e consertos realizados, chega a hora da inauguração do forno. A inauguração foi realizada nos dias 31/10 e 01/11/2009 com uma rodada de pizzas.

Primeiramente foi aquecido vagarosamente o forno. Foi utilizada lenha de eucalipto.

Enquanto o forno ia sendo aquecido foi feita a massa (a receita será postada).

Após o aquecimento toda a lenha foi colocada com ajuda de uma pá para o perímetro da cúpula do forno. Em seguida o centro foi limpo com um pano úmido para retirar os resíduos de cinza.

Após a limpeza, as pizzas foram sendo montadas e colocadas uma por vez para assar. No interior do forno as pizzas foram sendo rodadas para não queimar de um lado só.

O resultado pode ser visto nas fotos abaixo. A primeira foto mostra uma pizza sendo retirada do forno. Observe que foi improvisada uma pá e a borda de catupiry é aparente mesmo.





Abaixo uma pizza de abobrinha e champignon.



Abaixo uma pizza de presunto.



Abaixo uma pizza de rúcula.



Abaixo uma pizza antes do forno. Observe que a massa é bem fina e a pá é polvilhada com trigo antes de receber a massa para que a pizza saia da pá com mais facilidade.



Leia mais!

Construção de um forno para pizza - Conserto da chaminé

Como escrito em postagem anterior, o aquecimento do forno provocou várias rachadura na manilha de barro utilizada como chaminé. Provavelmente o corte para encaixe da válvula tenha contribuído.

Assim, no final de semana do dia 31/10/2009, foi retirada a manilha e construída uma base com tijolos refratários para a colocação de uma nova manilha (agora sem cortes). Essa base também servirá de válvula por meio da colocação ou não de um tijolo refratário.

A foto abaixo mostra a base sendo construída.



Foram utilizadas 3 metades transversais de tijolos, instaladas formando um "U", conforme foto abaixo.



Após a construção da base foi instalada a manilha. Em seguida foi colocado o tijolo para regulagem e todo o conjunto foi revestido (base e a flange da manilha) com um massa feita com 5 quilos de areia refratária, 3 quilos de barro e 1 quilo de açúcar (para evitar rachaduras). Após o revestimento foi tomado cuidado para que o tijolo de regulagem não ficasse grudado na massa, pois ele deve ficar solto para que a regulagem funcione. A próxima foto mostra o forno sendo aquecido.



Mesmo com o açúcar ocorreram rachaduras. Com o aquecimento do forno a manilha rachou, mas foi uma rachadura transversal (no sentido do comprimento) o que não prejudicou o funcionamento.

O aquecimento do forno provoca também o aquecimento externo, mesmo ele sendo construído com tijolos refratários. Provavelmente uma caixa de alvenaria preenchida co material isolante será construída em volta do forno, facilitando assim, o isolamento térmico.

Para a chaminé, é possível, apoiando na caixa externa, construir duas pequenas vigas para a sustentação de uma chaminé pré-moldada. Essa chaminé é construída com concreto refratário e montada em blocos de 25 cm. Como é muito pesada, a as vigas apoiadas na caixa de alvenaria externa sustentariam a chaminé.


Leia mais!