Construção de um forno para pizza - Chaminé e aquecimento

26 de outubro de 2009

Montado o forno, chega a hora de montar a chaminé e fazer o primeiro aquecimento. Essa etapa ocorreu nos dias 24 e 25/10/2009.

Primeiramente o barro que foi utilizado para modelar o forno foi retirado. Veja nas fotos a seguir o barro sendo retirado.





Após a retirada de todo o barro, as paredes internas do forno foram lavadas com uma mangueira para retirar todo o resíduo de barro que por ventura tivesse ficado grudado nas paredes. A foto a seguir mostra o resultado da lavação interna do forno.



Com as paredes lavadas, começamos a fazer a primeira queima, bem pequena, sem esquentar muito o forno. Fomos aumentando a quantidade do fogo por aproximadamente 6 horas até deixar a parede externa morna. Nunca colocar muito fogo no primeiro aquecimento do forno, pois muitas pessoas já relataram que ele pode rachar.

As fotos a seguir mostram o aquecimento do forno. A primeira foto mostra o fogo durante as duas primeiras horas.



A foto a seguir mostra o fogo durante as horas 3 e 4 de aquecimento.



A foto a seguir mostra o fogo durante as horas 5 e 6 de aquecimento.



Repare que algumas fotos já apresentam a manilha de barro instalada. Ela foi colocada enquanto o forno estava sendo aquecido. A manilha ficou instalada conforme pode ser visto nas fotos a seguir.





Observe que para a instalação da válvula de regulagem da saída de fumaça foi realizado um corte na manilha até a metade do seu diâmetro. Durante o aquecimento a regulagem funcionou relativamente bem, a pesar de alguma fumaça ainda sair pela boca do forno, mesmo com a válvula aberta.

Depois da queima as paredes internas do forno ficaram conforme pode ser visto nas fotos a seguir.





No dia seguinte, coloquei fogo novamente no forno, aumentando a quantidade de lenha até obter um aquecimento da parede externa maior do que o do dia anterior. Quando o aquecimento se elevou a manilha rachou. Acredito que foi devido ao corte que teve de ser realizado para a colocação da válvula de ajuste de saída de fumaça. As fotos a seguir mostram a rachadura na manilha.





Assim, a manilha deverá ser trocada por outra sem corte e a regulação da saída deverá ser realizada de outra maneira.

Como isso ainda será resolvido, fica para a próxima postagem.


Leia mais!

Construção de um forno para pizza - Montagem

20 de outubro de 2009

Nessa etapa o forno vai adquirir seu formato característico. Essa montagem ocorreu nos dias 17 e 18/10/2009.

Como mostrado na postagem anterior, a base ficou pronta, mas ocorreu que a boca ficou afastada da cúpula. Assim para resolver este problema foram assentadas duas colunas de meio tijolos para deixar a boca mais comprida e melhorar o encaixe na cúpula. O resultado final pode ser visto nas fotos a seguir.

A base do forno tinha ficado assim:



Com a instalação dos novos tijolos a base ficou assim:



Observe que também foi instalada uma nova fiada de tijolos para melhorar a colocação do barro que vai ser o molde do forno. O início da colocação do barro também pode ser visto na foto anterior.

Com a base do forno e da boca prontas, começou a ser colocado o barro para a modelagem. Após a conclusão do forno, esse barro será retirado. A opção por modelar com barro e não com chapas de madeira ou tiras de bambu foi a facilidade e a disponibilidade do barro, além da segurança contra desmoronamento durante a instalação e secagem da massa.



Assim, o barro foi sendo colocado até tomar a forma do forno. A altura interna, que no projeto estava prevista para ser de 40cm, foi alterada para 50cm.



Para acompanhar a altura do molde foi colocado um cabo de vassoura com a marcação de altura no  centro da base.



Com o molde pronto, iniciou-se a colocação dos tijolos. A primeira parte a ser realizada foi a boca do forno. Quando surgia a necessidade de inclinar os tijolos, pequenos pedaços de tijolos foram utilizados como sustentação.



Para o assentamento dos tijolos foi adicionado a massa refratária uma parte de barro de assentamento para melhorar o trabalho. A proporção da massa ficou então em 5 partes de terra refratária, 5 partes de barro e 2 partes de cimento. Veja as fotos a seguir mostrando o assentamento dos tijolos.






No topo do forno foi deixado um buraco para a instalação da chaminé. Veja a foto a seguir.



Observe que foi deixado um buraco no topo. Esse buraco é quadrado com 10 cm de abertura. Para o fechamento do topo foi utilizada massa com pedaços de tijolos, já que as metades de tijolos não puderam ser encaixadas.

Após o assentamento dos tijolos, os espaços vazios entre eles foram completados com massa, conforme pode ser visto na foto a seguir.



O resultado final dessa etapa pode ser visto na foto a seguir.



Leia mais!

Faz diferença assar a pizza no forno a lenha?

19 de outubro de 2009




No forno a lenha, a madeira em combustão exala vapores aromáticos que se impregnam na pizza - em outras palavras, a pizza fica levemente defumada. Em comparação com os fornos caseiros a gás, a lenha tem uma vantagem adicional: a temperatura. "Enquanto o forno da sua casa fica em torno dos 300 graus, com a lenha obtemos uma temperatura constante de 550 graus", diz o pizzaiolo Hamilton Mellão Jr., da pizzaria I Vitelloni, em São Paulo. Assada mais rapidamente, a massa fica crocante por fora e macia por dentro. No entanto, é possível reproduzir ou até superar essa temperatura em equipamentos profissionais que não usam madeira. "Há fornos elétricos ou a gás que atingem temperaturas de até mil graus. O que importa é o que sai na fumaça. Diferentes tipos de lenha fazem pizzas com gostos diferentes", afirma o físico Leandro Tessler, da Universidade Estadual de Campinas.

"No Brasil, o que mais se usa é eucalipto de reflorestamento, enquanto na Itália o normal é aproveitar galhos de carvalho que caem das árvores. O gosto certamente muda", diz Mellão Jr. Qual delas seria a melhor? Para Mellão, a italiana. "O carvalho é usado em barris para envelhecer uísque e conhaque. Precisa dizer mais?"

Fonte: Revista Super Interessante. Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_124077.shtml. Acesso em: 19/10/2009.


Leia mais!

Construção de um forno para pizza - A base do forno

18 de outubro de 2009

Vou contar aqui como foi a montagem da base do forno. Essa montagem ocorreu no dia 12/10/2009.

Com a abase de alvenaria ponta, foram riscados dois círculos com diâmetros de 80 cm e 91 cm ( 91 - 80 = 11 cm, que é a largura dos tijolos) sobre a tampa da base. Entre os dois circulos foram colocadas metades de tijolos para fazer a circunferência do forno. O uso de metades melhora a construção do circulo já que deixa-o menos "quebrado".

Todos os tijolos utilizados são refratários e a argamassa para assentamento também é refratária. Tanto os tijolos quanto a argamassa podem ser comprados em lojas de materiais de construção.

Na construção da circunferência, deve-se deixar um espaço vago para fazer a boca do forno. No projeto foi previsto uma boca de 38 cm, mas na construção resolvemos fazer com 42 cm. Pequenas alterações nas dimensões não devem provocar grandes alterações no funcionamento.

Após a colocação dos tijolos da circunferência e da boca do forno sobre as marcações, eles foram numerados para preservar a ordem e evitar problemas de encaixe. Após a numeração, os tijolos foram tirados e foi espalhada a argamassa refratária sobre o local de assentamento deles.

Em seguida, os tijolos previamente úmidos foram sendo assentados em suas respectivas posições. Os espaços entre os tijolos foram completados com argamassa refratária e pequenos pedaços de tijolos para dar acabamento.

Ainda foram colocados alguns tijolos da boca para aproveitar o restante da argamassa não utilizada na base.

A foto a seguir mostra como deve ficar a base.



Como pode ser observado, para a circunferência foram utilizados mais tijolos do que os indicados no projeto. Isso acarretou um problema para a construção da boca, que deve encontrar a cúpula do forno, já que a cúpula deve ser sustentada também na boca do forno.

A foto a seguir mostra a base totalmente preenchida e parte da boca do forno construída.



Algumas coisas que poderiam ter sido melhores:

1 - Ter mantido a posição da boca em relação a circunferência, mas fazer uma amarração com 1 tijolo mais uma metade. Assim, a boca ficaria mais comprida (esse problema foi resolvido na etapa seguinte);
2 - Os tijolos da base da boca do forno deveriam ficar mais espaçados, reduzindo a chance de rachaduras por dilatação com o calor;
3 - Utilizar mais argamassa entre a tampa da base de alvenaria e os tijolos da base do forno;
4 - Procurar fazer um assentamento mais nivelado, pois o que fizemos ficou com alguns tijolos mais acima e outros mais abaixo, o que pode prejudicar o uso de uma pá para pizza.


Leia mais!

Construção de um forno para pizza - A base de alvenaria

Vou contar aqui como foi a montagem da base de alvenaria do forno. Essa montagem ocorreu no dia 10 e 11/10/2009.

Primeiramente temos uma base de concreto (o piso) onde foi construída a base de alvenaria para o forno, e sobre essa a base do forno. Veja que a irregularidade apresentada não vai afetar o resultado final, já que naquele ponto vai ficar o depósito de madeira, que receberá um piso nivelado.



Em seguida são assentados tijolos de 8 furos deitados, para aumentar a resistência.



As paredes foram levantadas até aproximadamente 80cm. Em seguida foi construída uma caixa de madeira para a laje da base de alvenaria. Essa laje é armada (com armação de ferro) e concretada com concreto comum.

Veja na próxima foto a armação de ferro e a caixa de madeira para moldar o concreto.



Na próxima foto podem ser vistos as madeiras utilizadas para sustentação da caixa. Veja que o piso foi regularizado com o resto da massa de assentamento dos tijolos.



Na próxima foto uma vista mais afastada da base.



O aspecto final da base de alvenaria pode ser visto na próxima foto.



Na próxima postagem será apresentada a base do forno.


Leia mais!

Construção de um forno para pizza - Pesquisas

16 de outubro de 2009

Após semanas de pesquisas, não encontrei nenhum projeto completo de um forno que atendesse as minhas necessidades. Estava procurando um forno com diâmetro interno de 80cm para uso caseiro. Como a idéia era construir o próprio forno, os modelos pré moldados estavam descartados. Além disso, algumas pessoas não relataram boas experiências com esses fornos, mas acho que os insucessos foram devidos a montagem inscorretas. Com base em todas as pesquisas decidi fazer meu próprio projeto.

Vou utilizar tijolos refratários e massa também refratária. A ideia básica e essa, mas durante a execução alguns ajustes podem ser realizados.

As fotos do projeto seguem a seguir.

O primeiro desenho mostra o forno como deve ficar no final da construção. É uma vista frontal.  Note que ele vai ser montado sobre uma base de alvenaria. Os detalhes de construção serão comentados com as postagens relacionadas à execução, já que alguns detalhes poderão ser alterados durante ela.



A próxima imagem mostra a base do forno.



A próxima imagem mostra um corte transversal.



A próxima imagem mostra um corte longitudinal.



E a última imagem mostra um corte transversal da boca do forno.



Na verdade a execução já começou. Tanto a base de alvenaria quanto a base do forno já estão prontas. Os comentário sobre elas ficam para uma próxima postagem.


Leia mais!

Construção de um forno para pizza

Essa postagem é o início da descrição de todo o processo percorrido por mim para a construção de meu próprio forno de pizza. Como começo a escrever e o forno não está pronto, essa postagem vai ser complementada com outras e a série terminará na primeira pizza assada no forno.


Leia mais!

Início do Blog

Iniciamos o blog. Não vão faltar assuntos e experiência para serem tratados.






Leia mais!