Construção de um forno para pizza - A base do forno

18 de outubro de 2009

Vou contar aqui como foi a montagem da base do forno. Essa montagem ocorreu no dia 12/10/2009.

Com a abase de alvenaria ponta, foram riscados dois círculos com diâmetros de 80 cm e 91 cm ( 91 - 80 = 11 cm, que é a largura dos tijolos) sobre a tampa da base. Entre os dois circulos foram colocadas metades de tijolos para fazer a circunferência do forno. O uso de metades melhora a construção do circulo já que deixa-o menos "quebrado".

Todos os tijolos utilizados são refratários e a argamassa para assentamento também é refratária. Tanto os tijolos quanto a argamassa podem ser comprados em lojas de materiais de construção.

Na construção da circunferência, deve-se deixar um espaço vago para fazer a boca do forno. No projeto foi previsto uma boca de 38 cm, mas na construção resolvemos fazer com 42 cm. Pequenas alterações nas dimensões não devem provocar grandes alterações no funcionamento.

Após a colocação dos tijolos da circunferência e da boca do forno sobre as marcações, eles foram numerados para preservar a ordem e evitar problemas de encaixe. Após a numeração, os tijolos foram tirados e foi espalhada a argamassa refratária sobre o local de assentamento deles.

Em seguida, os tijolos previamente úmidos foram sendo assentados em suas respectivas posições. Os espaços entre os tijolos foram completados com argamassa refratária e pequenos pedaços de tijolos para dar acabamento.

Ainda foram colocados alguns tijolos da boca para aproveitar o restante da argamassa não utilizada na base.

A foto a seguir mostra como deve ficar a base.



Como pode ser observado, para a circunferência foram utilizados mais tijolos do que os indicados no projeto. Isso acarretou um problema para a construção da boca, que deve encontrar a cúpula do forno, já que a cúpula deve ser sustentada também na boca do forno.

A foto a seguir mostra a base totalmente preenchida e parte da boca do forno construída.



Algumas coisas que poderiam ter sido melhores:

1 - Ter mantido a posição da boca em relação a circunferência, mas fazer uma amarração com 1 tijolo mais uma metade. Assim, a boca ficaria mais comprida (esse problema foi resolvido na etapa seguinte);
2 - Os tijolos da base da boca do forno deveriam ficar mais espaçados, reduzindo a chance de rachaduras por dilatação com o calor;
3 - Utilizar mais argamassa entre a tampa da base de alvenaria e os tijolos da base do forno;
4 - Procurar fazer um assentamento mais nivelado, pois o que fizemos ficou com alguns tijolos mais acima e outros mais abaixo, o que pode prejudicar o uso de uma pá para pizza.

0 comentários: